Chico Pinheiro

Francisco de Assis Pinheiro, mais conhecido popularmente como Chico Pinheiro. Jornalista e apresentador de televisão.

Mais informações

Chico Pinheiro é Jornalista e Apresentador de Televisão.

Formou-se em Jornalismo pela PUC Minas e começou sua carreira no Diário de Minas. Ainda em Minas Gerais, passou pelo Jornal do Brasil e pela Globo Minas. Começou a trabalhar na Globo em 1977, no cargo de Chefe de Reportagem. Em 1980, obteve uma bolsa de estudos na Universidade de Navarra e, em seguida, mudou-se para a Espanha. De volta à Globo no ano seguinte, foi Repórter do Jornal Nacional em Belo Horizonte. Dois anos depois, deixou a emissora novamente, dessa vez para ser Professor de Jornalismo da UFMG.

No final de 1989, transferiu-se para São Paulo, contratado pela TV Bandeirantes. Inicialmente, editou e apresentou diariamente o programa Canal Livre. No mesmo ano, recebeu um prêmio da APCA pela cobertura do impeachment de Fernando Collor. Ainda na Bandeirantes, foi âncora do Jornal da Noite (1992-1993), do Jornal de Domingo (1993) e do Jornal da Band.

Em 1996, transferiu-se para a Rádio CBN, ocupando o cargo de apresentador do Jornal da CBN. Permaneceu na rádio até 1997. Ainda em 1996, Chico Pinheiro foi convidado a retornar na Globo São Paulo, para ocupar os postos de Apresentador do Bom Dia São Paulo e Editor do Bom Dia Brasil, que estreava novo formato. Desde então, passou a apresentar, eventualmente, o Jornal Nacional e o Jornal da Globo. Em 1997, voltou a ganhar um prêmio da APCA, agora na categoria de melhor apresentador, por seu trabalho no Bom Dia São Paulo.

O Jornalista permaneceu por 13 anos no SPTV 1ª Edição. Em setembro de 2011, passou a dividir a bancada do Bom Dia Brasil com Renata Vasconcellos. Ele entrou no lugar de Renato Machado, que, depois de apresentar o telejornal durante 15 anos, assumiu o posto de comentarista de notícias internacionais em Londres. Apresentou diversas transmissões de Carnavais no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em abril de 2022, deixa o Bom Dia Brasil e a Rede Globo.

Em suas palestras, Chico Pinheiro aborda temas como política social, educação brasileira e problemas nas cidades.

Realiza trabalhos como Mestre de Cerimonias, Media Training e Talk Show.

Chico Pinheiro

Multi Palestras

Preencha o formulário para verificar a disponibilidade do palestrante