- Administração, Administração do tempo, Atendimento ao Cliente, Autor e Escritor, Ciências Comportamentais, Coaching, Comportamento Organizacional, Comunicação, Criatividade, Disciplina, Educação / Educadores, Empreendedorismo, Empresário de Sucesso, Inovação, Liderança, Marketing, Mindset, Motivação, Mudanças, Propósito, Protagonismo, Resiliência, Resultado, Soft Skills, Superação de Desafios, Vendas
Um “mastercoach”. É assim que se define o empresário Paulo Vieira, criador do método Coach Integral Sistêmico (CIS). O especialista em desenvolvimento pessoal e alta performance ficou famoso por seus livros e suas ideias, que reúnem elementos de Inteligência Emocional, Neurociência e Ciência Comportamental.
Mais informações
Nascido em Fortaleza e criado no Rio de Janeiro, Paulo Vieira diz que seu trabalho, assim como seus livros, são um reflexo de seus estudos sobre Inteligência Emocional, desenvolvimento pessoal e comportamento humano.
O empresário passou por um período de dificuldades financeiras que teve início aos 17 anos, quando a empresa de seu pai faliu. Ele foi morar com a avó em Fortaleza para estudar Engenharia e seguiu fazendo bicos para pagar comida, livros e outros gastos da faculdade. Ele enxergou oportunidade aos comprar material e conseguir que sapateiros e artesão montassem cintos de suporte para academia, que ele vendia após as aulas.
Aos 30 anos, depois de fracassos na vida pessoal e na pequena loja que tinha montado com itens para academia, Paulo Vieira sofreu um acidente de carro. Um poste caiu sobre o veículo em que circulava, com outras duas pessoas. Ninguém se feriu, mas ele conta que teve uma “experiência espiritual” que o transformou. “Se eu vivi é porque tem algo para mim”, contou em conversa com Jota Jota. A partir dali, ele passou a procurar por ferramentas para transformar sua vida.
Lendo um trecho de um livro do psiquiatra e autor Roberto Shinyashiki, Paulo Vieira diz ter entendido que era seu próprio sabotador. “Quando eu parei de culpar os outros, a minha vida mudou”.
A ascensão prosseguiu e no final da década de 1990, Paulo Vieira inaugurou a Spy Store, empresa de consultoria e gestão comercial. Entre os cursos estava um de autoestima para gerentes e vendedores, que fez com que um cliente pedisse um treinamento pessoal. Vieira entrou em contato com ferramentas de treinamento para executivos e entendeu que as metodologias existentes eram orientadas para um perfil muito diferente do brasileiro. “O coaching tradicional tem uma origem muito anglo-saxônica, que funciona muito para pessoas racionais, pragmáticas, e nós latinos não somos assim”, disse depois em uma entrevista.
Somar esse conhecimento aos estudos sobre Inteligência Emocional impulsionaram a carreira do empresário. Após conhecer pessoalmente Roberto Shinyashiki, ele foi apresentado à Editora Gente, e conseguiu republicar “O Poder da Ação”, que se tornou um sucesso de vendas. Ele possui 13 títulos publicados e faz eventos que atraem milhares de pessoas por todo o país.
O Instituto Paulo Vieira, que ele fundou para reunir seus conhecimentos, deu lugar à Febracis, escola de negócios em que forma coachs e leva conhecimento a executivos e donos de empresa.
“Humanamente falando, a única coisa que nos separa de nossos objetivos é a nossa capacidade de agir”, diz ele para seus alunos. “Tem poder quem age, e mais poder ainda quem age certo.”
Livros:
“O Poder da Autorresponsabilidade”
“Plenitude”
“O Poder da Ação”
“12 Princípios Para Uma Vida Extraordinária”
“Eu, Líder Eficaz”
“Decifre E Influencie Pessoas”, com Deibson Silva
“Criação De Riqueza”
“O Poder da Ação Nas Finanças”
“Resgate da Riqueza”
“Educar, Amar e Dar Limites: Os Princípios”, com Sara Braga
“Poder e Alta Performance”
“O Poder da Ação para Crianças”
TEMAS DE PALESTRAS:
• Coach;
• Gestão de Pessoas;
• Inteligência Emocional;
• Liderança;
• Marketing;
• Recursos Humanos.