Guilherme Valadares

Reproduzir vídeo

Idealizador do portal PapodeHomem, Guilherme Valadares realiza, há cerca de 10 anos, debates sobre solidão masculina e masculinidade tóxica trazendo questões sobre transformação a partir de ambientes de acolhimento.

Mais informações

Guilherme Valadares é Fundador e Diretor de Conteúdo do PapodeHomem, portal e comunidade com mais de dez anos de vida, que defende masculinidades mais saudáveis. Também coordena o Escribas, seu braço de custom publishing, e o PdH Insights, seu braço de inteligência, pesquisa e imersões. Co-fundou ‘O Lugar’, espaço coletivo de transformação.

Tem palestrado e conduzido imersões sobre masculinidades e gênero nos mais diferentes contextos, aproximando os homens dessa conversa. Já fez isso para marcas, escolas, órgãos públicos e agências, como Itaú, Bradesco, Diageo, O Boticário, Natura, PwC, SAP, Tozzini, Mattos Filho, Ministério Público, Nivea Men, dentre outras.

Guilherme ganhou a bolsa Jornalista de Visão, do Instituto Ling. Por meio dela, viajou ao redor do mundo para pesquisar sobre a saúde emocional dos jornalistas (está pior do que imagina), e o impacto emocional do conteúdo sobre quem o lê, no intuito de desenvolver um jornalismo mais humano, engajado e benéfico para a sociedade. Para isso, fez workshops e entrevistou os fundadores de perspectivas como Jornalismo de Soluções, Jornalismo Construtivo, Jornalismo de Paz e Narrativas Restaurativas. Falou sobre os resultados do projeto em eventos como o Google Newsgeist, em 2017.

Produziu o documentário “Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero”, realizado em parceria com a ONU Mulheres e o Grupo Boticário. Guilherme é membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres no Brasil.

Formou-se professor certificado do programa CEB (Cultivating Emotional Balance), pelo Santa Barbara Institute for Consciousness Studies. Tem conduzido encontros e cursos sobre equilíbrio emocional, a partir da metodologia do CEB.

TEMAS DE PALESTRAS:
– Sensibilização.
A palestra tem como centro os insights chave das pesquisas realizadas pelo PapodeHomem, com apoio da ONU Mulheres, que deu origem aos documentários “O silêncio dos Homens” e “Quebrando o silêncio dos homens”. Traz alguns dos principais achados nas pesquisas quanti e qualitativa que deram origem ao livro-ferramenta O Silêncio dos Homens. Mais de 40 milpessoas foram ouvidas em uma pesquisa inédita sobre a transformação dos homens no Brasil, mapeando núcleos de transformação nos 4 cantos do país.

– O que equidade de gênero tem a ver com a vida e carreira dos homens?
– Qual problema estamos enfrentando mesmo? quais as origens do machismo, como chegamos até aqui?
– O que exatamente significa machismo, feminismo, igualdade de gênero?
–  Há quem diga que o problema já está resolvido. será mesmo?
– De quais modos o machismo é prejudicial para homens e mulheres?
– Privilégios masculinos.
– Controle do patriarcado sobre quem as mulheres devem ser.
– Como o machismo se faz presente de forma nociva do ambiente de trabalho.
– Como mais equidade pode contribuir para mais inovações e até mesmo lucratividade nas organizações.
– A caixa dos homens e suas prisões.
– Gatilhos e caminhos possíveis para a transformação dos homens.
– Vieses inconscientes: o que são e como combatê-los.

Guilherme Valadares

Multi Palestras

Preencha o formulário para verificar a disponibilidade do palestrante