Reproduzir vídeo

Jornalista, comunicador, educador e extra-terrestre. Apresentador do programa Provoca e comentarista do Jornal da Cultura na TV Cultura. Professor de inovação e comunicação e publica conteúdos de educação no Youtube.

Mais informações

Cursou a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). É graduado em engenharia civil pela Escola Politécnica da USP. Iniciou o curso de graduação em rádio e TV pela Escola de Comunicação e Artes da USP, mas não o concluiu.

Tem curso de Aperfeiçoamento Profissional em Cinema e Televisão e em Multimídia e Novas Tecnologias pelo Fulbright Scholarship Program na Tish School of Arts da Universidade de Nova Iorque.

Em 1983 iniciou sua carreira na televisão no programa 23ª Hora, uma mixagem de reportagens e vídeos produzido pelo jornalista Goulart de Andrade na TV Gazeta de São Paulo. Goulart convidou a produtora Olhar Eletrônico, da qual faziam parte Marcelo Tas, Fernando Meirelles, Tonico Ramos e Marcelo Machado, entre outros, para preencher parte do seu programa, após conhecê-los em um dos festivais Vídeo Brasil, do Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo. Em 1984, apresentou na mesma emissora o programa Crig-Rá endereçado aos jovens com reportagens e videoclipes (inclusive com apresentações de vídeos da MTV estadunidense, então desconhecida no Brasil) com o seu personagem Bob Mc Jack.

Ficou conhecido pelo seu personagem humorístico Ernesto Varela, um repórter fictício que ironizava personalidades políticas da época da abertura, dirigindo-lhes perguntas desconcertantes. Tornou-se célebre e entrou para a história com a sua pergunta direta a Paulo Maluf que, surpreso, virou as costas e deixou a sala em que estavam: “Muitas pessoas não gostam do senhor, dizem que o senhor é corrupto. É verdade isso, deputado?”.

Durante a Copa do Mundo de 1986, quando participava da cobertura pelo “pool” de emissoras formado pelo SBT e Record, fez uma entrevista ácida com o então dirigente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e deputado federal Nabi Abi Chedid, que teve repercussão. Incomodado com a entrevista, Nabi Abi Chedid aceitou responder uma pergunta relacionada ao esporte, ao que Marcelo Tas imediatamente emendou: “Qual sua próxima jogada?” Ele também tem se notabilizado pelas sua controversa aproximação com a Maçonaria na época.

Também foram marcantes suas participações nos programas Video Show na Rede Globo, onde ficou conhecido como “Cabeça Branca” (uma referência ao personagem da televisão inglesa chamado Max Headroom), Vitrine, na TV Cultura, e Saca-Rolha, ao lado de Lobão e Mariana Weickert na Rede 21 e posteriormente na PlayTV bem como sua atuação como diretor e roteirista de programas premiados internacionalmente, como o Rá-Tim-Bum (onde interpretava o estereotipado Professor Tibúrcio) e o Castelo Rá-Tim-Bum (Telekid, que respondia sempre o “porque sim não é resposta”).

Escreveu ainda o roteiro para o Programa Legal e coordenou a criação de 1.140 edições do Telecurso 2000.
Tas já foi colunista do jornal O Estado de S. Paulo (caderno “Link”, 2004-2005). A partir de março de 2008, tornou-se apresentador do programa CQC, na Band, ao lado de Rafinha Bastos e Marco Luque, o que lhe rendeu maior projeção nacional na década de 2000. Marcelo também tem o seu próprio blog, o “Blog do Tas”, iniciado em agosto de 2003 no UOL e transferido para o portal Terra em outubro de 2010. Em novembro de 2009 Tas lançou um livro, intitulado Nunca antes na história deste país. O livro é baseado nas frases mais polêmicas e engraçadas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principalmente durante o período em que exerce a presidência da República (de 2003 até 2009, quando da publicação do livro).

Em dezembro de 2009 estreou no canal pago Cartoon Network seu novo programa intitulado Plantão do Tas, uma espécie de telejornal só que com notícias fictícias e voltado ao público infantil. Em setembro de 2014, estreou o programa infantil Papo Animado com Marcelo Tas no Cartoon Network, emissora do falecido Plantão Tas. Nele, Tas traz curtas de cinco minutos em que entrevista os mais variados personagens do canal, como a Turma da Mônica, Dexter’s Laboratory, Johnny Bravo, Irmão do Jorel, Apenas um Show e outros. Em novembro de 2014, publica uma carta, informando seu desligamento do programa CQC, em dezembro do mesmo ano, após sete anos comandando a atração. Após sua saída da Bandeirantes, o apresentador foi contratado para assumir o comando do programa Papo de Segunda, em 2015, junto ao cantor Léo Jaime, o humorista João Vicente e o jornalista Xico Sá.

No mesmo ano, apresentou junto com Astrid Fontenelle, a campanha “Eles por Elas”, uma parceria do canal GNT e a ONU Mulheres. Durante os jogos Rio 2016, Marcelo Tas um programa no SporTV ao vivo direto do Parque Olímpico levando os assuntos mais comentados nas redes sociais para a cobertura oficial do canal.
Palestrante sobre as virtudes, oportunidades e efeitos colaterais da era digital.

TEMAS DE PALESTRAS:
– O Impacto da Transformação Digital no Relacionamento com o Cliente.
– 3 Minhocas.
– A Comunicação na Aceleração Digital.
– Inovação: a criatividade na era digital.

Marcelo Tas

Multi Palestras

Preencha o formulário para verificar a disponibilidade do palestrante