Rafaela Silva

Rafaela Silva é uma das maiores judocas da história do Brasil. Nascida no Rio de Janeiro, foi criada na comunidade da Cidade de Deus e encontrou no esporte uma ferramenta de transformação social.

Mais informações

Rafaela Silva começou a praticar judô no Instituto Reação, ONG criada pelo ex-atleta Flávio Canto. A carioca traçou uma carreira promissora e, em 2008, foi campeã mundial sub-20.

Três anos mais tarde, já entre os adultos, foi prata no Mundial de Paris (França). Em Londres 2012, acabou desclassificada na segunda luta após aplicar um golpe ilegal na húngara Hedvig Karakas.

O ano seguinte trouxe a consagração: a atleta escreveu seu nome na história do esporte brasileiro ao se tornar a primeira judoca campeã mundial de judô. Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, conquistou a medalha de ouro em sua cidade-natal. Rafa se tornou campeã mundial no ano seguinte e conquistou o bicampeonato em 2022.

DESTAQUE DA TRAJETÓRIA:

Campeã Olímpica nos Jogos do Rio 2016 – foi a primeira mulher brasileira a conquistar ouro no judô.
Bicampeã Mundial de Judô (2013 e 2022).
Começou no projeto social Instituto Reação, do ex-judoca Flávio Canto.
Sua história é marcada por superação de preconceitos, principalmente após críticas racistas nas redes sociais, e ela se tornou símbolo de resistência, força e representatividade.
Além do esporte, é engajada em causas sociais e participa de ações que promovem igualdade racial, inclusão e empoderamento feminino.

TEMAS DE PALESTRAS:
Superação e resiliência.
Racismo e preconceito.
Igualdade de oportunidades.
Empoderamento feminino.
Esporte como ferramenta de transformação social.

Rafaela Silva

Multi Palestras

Preencha o formulário para verificar a disponibilidade do palestrante

proposta