Rita Von Hunty

Reproduzir vídeo

Professor, Ator, YouTuber, Comediante e Drag Queen. Com tantas citações de obras de literatura, teatro, sociologia, antropologia e política, os vídeos do Tempero Drag, canal de Rita Von Hunty no YouTube, poderiam até vir acompanhados de uma lista de referências bibliográficas nos melhores moldes acadêmicos. Possui mais de 1 milhão de inscritos em seu canal e mais de 1 milhão de seguidores no Instagram. 

Mais informações

Rita Von Hunty é a persona drag queen de Guilherme Terrari, professor e pesquisador, que se destaca por suas palestras divertidas e impactantes. Combinando seu conhecimento teórico com suas experiências pessoais, Rita aborda questões relevantes de gênero, sexualidade, liderança, diversidade e inclusão.

Definitivamente, a palestrante é reconhecida por quebrar barreiras e estereótipos. Afinal, Rita Von Hunty desafia os padrões estabelecidos, levanta debates importantes e inspira milhares de pessoas ao redor do mundo.

Em geral, suas palestras são marcadas por uma abordagem única: ela utiliza humor e sensibilidade, e proporciona uma perspectiva inovadora sobre temas contemporâneos.

Com seu carisma e perspicácia, Rita destaca-se como uma voz influente na luta pelos direitos humanos e pelo respeito à diversidade. Sua abordagem única, repleta de empatia, traz uma perspectiva transformadora, inspirando tanto indivíduos quanto organizações a abraçarem a diversidade e a promoverem ambientes inclusivos.

Rita Von Hunty é uma figura inspiradora que tem impactado positivamente a sociedade por meio de suas palestras envolventes e provocativas. Sua capacidade de transmitir mensagens poderosas, aliada à sua autenticidade e inteligência, faz dela uma referência no campo das discussões sobre gênero e diversidade. Sua influência continua a crescer, alcançando cada vez mais pessoas e contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva.

TEMAS DE PALESTRAS:
 Micro Agressões. Nesta aula, Rita lança alguns fundamentos de análise de processos históricos e psicanalíticos para então conceituar as ideias de agressão, opressão, exclusão e vulnerabilidade. A partir desse ponto, a aula procura conceituar os processos de percepção da realidade para de fato chegar ao conceito atual deste trabalho: “Micro agressões” e como elas ocorrem em ambientes corporativos e como podem ser identificadas, geridas e erradicadas.

O objetivo deste encontro é nivelar compreensões, fundamentar debates e instrumentalizar as pessoas presentes para traçarem planos e agirem sobre suas realidades.

– A Dinâmica dos Estereótipos. História e origem dos estereótipos, significado da palavra, consequências negativas da propagação de estereótipos (exclusão) e importância da conscientização, da inclusão, da diversidade e da representatividade.

LGBTQIA+: debates sobre gênero e sexualidade. Significado da sigla, breve história do movimento LGBT, sexualidade vs identidade de gênero, LGBTQIA+ no mercado de trabalho, a importância da representatividade.

– Ética e Educação. Elaboração teórica e histórica dos conceitos de ética e educação e os novos desafios enfrentados pelos educadores e instituições de ensino.

– Esperança como Verbo. Neste encontro, a drag professora Rita von Hunty entretece uma questão cara à filosofia e especialmente cara em tempos de acirramento de horizontes mais humanos: “o que pode um corpo?”. Com o auxílio de Baruch Spinoza (1632-1677) e Gilles Deleuze (1925-1995) Rita discute o par afeto-efeito e quais são as nossas possibilidades de organizar, resistir e lutar contra os poderes estabelecidos e os tomadores de almas. Os trabalhos de Raymond Williams (1921-1988) e Paulo Freire (1921-1997) também são evocados para que possamos entender como os afetos tristes são instrumentalizados na/pela política e como a educação pode fazer furo nesta estrutura perversa. Ao fim, Ursula K. Leguin (1929-2018) e Toni Morisson (1931-2019) nos conduzem à ação e à intervenção artística sob o moto da esperança radical e da imaginação política como formas disruptivas de curar nossa civilização.

– Masculinidade Tóxica. Origem e evolução dos conceitos nocivos de masculinidade que impacta tanto homens quanto mulheres na sociedade atual.

– Diversidade, Inclusão e Pertencimento. Através da materialidade de nossa realidade, a palestra discute, por meio de diferentes áreas de conhecimento das ciências humanas, como as diferenças foram utilizadas na produção de desigualdades. A partir do cenário social Brasileiro, o encontro esboça um planisfério para compreensão de quão desigual nossa sociedade se tornou e de quais processos históricos podem ser pensados para compreender a desigualdade estrutural a fim de conduzir a reflexão às propostas de transformação social.

Rita Von Hunty

Multi Palestras

Preencha o formulário para verificar a disponibilidade do palestrante