Alexandre Costa é fundador e CEO da maior rede de chocolates finos do mundo, a Cacau Show. A empresa que Alexandre começou aos 17 anos, possui um faturamento anual na casa dos bilhões.
Mais informações
A Cacau Show surgiu na Páscoa de 1988, quando Alexandre Tadeu da Costa, aos 17 anos, resolveu revender chocolates e logo conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 gramas. Quando o jovem empreendedor chegou com o pedido na fábrica, para a sua surpresa, foi informado que não havia possibilidade de produzir os produtos com esse peso. Para honrar o compromisso assumido, Costa resolveu produzi-los por conta própria. Comprou a matéria-prima e contratou uma senhora que fazia chocolate caseiro para ajudá-lo com o desafio. Assim, após três dias e com jornadas de trabalho de 18 horas, o pedido foi entregue conforme prometido.
O lucro dessa primeira encomenda, aproximadamente US$ 500, foi o capital inicial para que o empresário criasse a Cacau Show. Na época, o empreendimento se estabeleceu em uma sala na empresa dos pais do fundador, no bairro da Casa Verde, zona norte de São Paulo. Logo depois, Alexandre Costa obteve capital suficiente para passar a pagar um aluguel pelo espaço. O empresário se orgulha em dizer que, durante toda a história da empresa, em nenhum momento contou com capital externo ou empréstimos bancários.
A primeira loja da Cacau Show nasceu no final de 2001, e o negócio cresceu rapidamente. No ano seguinte, eram 18 pontos de venda padronizados com a marca da empresa. Logo depois, já eram 46 e, na sequência, 130. Mais um ano e totalizavam 230, o que já fazia da Cacau Show a maior rede de chocolates finos do Brasil em número de lojas. Em 2005, Costa foi condecorado com o prêmio Melhor Franquia do Ano, promovido pela Editora Globo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Em 2008, a Cacau Show ultrapassou a norte-americana Rocky Mountain e se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. O império estava formado, mas os planos de Costa continuavam: sua meta era chegar ao final de 2010 com mil lojas no Brasil. E conseguiu.
Além do reconhecimento como empresário de sucesso, Costa é membro da Academia Brasileira de Marketing. Com muitas histórias para contar, representa uma equipe de mais de 7 mil pessoas Brasil afora, incluindo os colaboradores da fábrica, área administrativa, fraqueados, vendedores das lojas, além de todos os envolvidos na cadeia produtiva da Cacau Show, onde os chocolates são feitos com tanta paixão.
Hoje, a empresa conta com 2 mil franquias em todo o País. A fábrica, instalada em 2006 em Itapevi, interior de São Paulo, possui 70 mil m², sendo 55 mil m² de área construída e produz uma diversidade de tipos de produtos, o que varia de acordo com a campanha. Com cinco fábricas – duas em Itapevi (SP), Campos do Jordão (SP), São Paulo (SP) e Curitiba (PR) – e uma produção de mais de 12 mil toneladas de chocolate ao ano, a Cacau Show está em constante inovação e é uma especialista em trufas.
Um dos destaques é a caixa Intensidade, que contém minitabletes de diferentes graduações de cacau para uma experiência única na degustação do chocolate. Além dessa, vale ressaltar a renomada linha Mais Leite, que trouxe em seu diferencial a adição de leite na formulação, que proporciona a sensação de derretimento do chocolate a cada mordida, e o carro chefe da marca, as tradicionais trufas, com mais de 25 sabores. Há ainda outras linhas de produtos, como chocolates finos artesanais, caixas especiais e gourmet, fondue, café, chás e cookies, que garantem o sucesso da empresa.
As datas importantes no calendário comercial, como a Páscoa e o Natal, representam os períodos de maior atividade e venda para a marca. A especialidade em trufas também tornou a Cacau Show referência quando o assunto é ovo de Páscoa.
A Cacau Show tem 150 itens em seu portfólio. A empresa vende três milhões de unidades da guloseima por mês.
Livros:
– Uma Trufa E 1000 Lojas Depois!