Conceição Evaristo

Uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, escrevendo nos gêneros da poesia, romance, conto e ensaio. Como pesquisadora-docente, seus trabalhos focavam na literatura comparada.

Mais informações

Conceição Evaristo é participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra em nosso país. É uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, escrevendo nos gêneros da poesia, romance, conto e ensaio.

Suas obras, cuja matéria-prima literária é a vivência das mulheres negras – suas principais protagonistas – são repletas de reflexões acerca das profundas desigualdades raciais brasileiras.

Misturando realidade e ficção, seus textos são valorosos retratos do cotidiano, instrumentos de denúncia das opressões raciais e de gênero, mas também se voltam para a recuperação da ancestralidade da negritude brasileira, propositalmente apagada pelos portugueses durante os séculos em que perdurou o tráfico escravista.

Estreou na literatura em 1990. Doutora em Literatura Comparada (UFF), Conceição Evaristo é autora dos romances Ponciá Vicêncio (traduzido para a língua inglesa, francesa e espanhola) e Becos da memória (traduzido para a língua francesa); dos livros de contos Insubmissas lágrimas de Mulheres, Olhos d’água e Histórias de leves enganos e parecenças; da antologia Poemas da Recordação e outros movimentos, participante da série “Cadernos Negros”; e de antologias estrangeiras, dentre as quais Schwarze prosa e Schwarze poesie (Alemanha), Fourteen female voices from Brazil (Estados Unidos) e Chimurenga People (África do Sul).

TEMAS DE PALESTRAS:
– Valorização da Cultura Negra no Brasil.
– Ancestralidade da Negritude Brasileira.
– Etarismo.
– Diversidade.

Conceição Evaristo

Multi Palestras

Preencha o formulário para verificar a disponibilidade do palestrante