Daniela Klaiman

Reproduzir vídeo

Daniela Klaiman visa desbloquear mentalidades antigas e desenvolver processos de inovação dentro das empresas por meio de palestras, consultoria, cocriação e workshops para construir um futuro novo e empolgante.

Mais informações

Daniela Klaiman é futurista, palestrante e consultora especialista no comportamento do consumidor e um dos principais nomes do futurismo do Brasil e da América Latina.

Formada em ‘Tecnologia e Futurismo’ pela Universidade Hebraica de Jerusalém e pós-graduada em ‘Pesquisa de tendências’ pela Universidade de Barcelona, foi diretora de Consumer Insights e Tendências da Box1824 durante 5 anos, Manager de Consumer Insights na Nike Espanha e é professora de Coolhunting e Futurismo da Universidade ESPM de São Paulo há 12 anos.

Com mais de 15 anos de experiência trabalhando com comportamento do consumidor e novas tecnologias, é a fundadora e CEO da FutureFuture, uma empresa líder em previsão e estratégia que ajuda líderes e organizações da Fortune 500 a se prepararem para futuros complexos. 

TEMAS DE PALESTRAS:
– Future Ready: O
s Shifts de Mindset para sobreviver ao Futuro. A grande maioria das mudanças que estão acontecendo agora no mundo pós pandemia já estavam previstas e por isso é mais do que possível planejar se preparando para o futuro, ou seja Future Ready. Precisamos todos estar preparados para o futuro, hoje. Essa é a nova mentalidade.

Essa talk traz 4 grandes áreas que sofrerão imensas mudanças daqui pra frente, e que as empresas e marcas precisam começar a atuar imediatamente: o Novo Consumo (varejo e comportamentos), o Novo Social (relação com marcas, relevância e comunidades), o Novo Corporativo (Impacto positivo e ESG) e as Novas Realidades (mixed reality e Metaverso).

– Nômade Capitalista: liberdade geográfica e a gestão de empresas, clientes e equipes à distância.Em junho de 2020, em pleno auge da pandemia do Covid19, a futurista Daniela Klaiman resolveu explorar dois conceitos que já vinha flertando há tempos: o nomadismo e o trabalho 100% remoto.

Nesse momento entregou sua casa no Brasil, devolveu os escritórios de sua empresa e start-ups e resolveu se jogar no mundo com a proposta de viver na fluidez: passar 1 mês em cada país, vivendo e trabalhando normalmente enquanto gerencia diversas equipes a distância, cria novos formatos de interação online e conexão com seus clientes e vive uma imersão de novas culturas, além de se aprofundar nas tendências desses novos países. O trabalho remoto chegou para ficar e 97% dos funcionários dizem desejar que seu trabalho seja pelo menos parcialmente remoto. Essa palestra explora a fundo essa nova relação e traz os aprendizados da Daniela em relação a esse tema.

Como esse modelo impacta o mercado de trabalho? E a vida das pessoas? Quais as formas mais eficientes de trabalhar, recrutar e gerenciar equipes à distância? E quais os benefícios para as empresas, empresários, colaboradores e para a inovação comum todo dessa liberdade geográfica?

– Novos formatos exigem novas regras de mercado.
O capitalismo como sempre existiu não vai funcionar no futuro. Ele precisa mudar, se adaptar e incluir uma imensa gama de novas tecnologias, soluções, formatos e players para continuar soberano.

Quais são essas mudanças potentes que vão acontecer em nosso sistema econômico, legal, comercial e industrial? E como fazemos para nos mantermos relevantes e nos adaptarmos e nos transformarmos rapidamente para que nossas empresas possam não apenas sobreviver mas encontrar novas e lucrativas formas de fazer negócios?

– Pensando e planejando como futurista. Os líderes mais bem-sucedidos do mundo são aqueles com capacidade de gerenciar o presente e inovar para o futuro e isso requer um novo tipo de pensamento estratégico.

Uma talk que pretende demonstrar como os líderes podem aproveitar as ferramentas estratégicas de um futurista para estimular a criatividade e a inovação voltadas para a criação de cenários futuros.

Essa palestra fornece metodologias e uma estrutura adaptável para pensar como um futurista, repensar o risco e saber quando agir e ajuda a descobrir sua própria capacidade de prever o que está no horizonte e usar essa maneira de pensar para criar o seu próprio futuro desejado.

– Startup Nation: o modelo de inovação Israelense. Israel é um país minúsculo, predominantemente desértico, cercado por uma situação política bem tensa e ainda assim o lugar do mundo com maior número de startups por habitante e local de nascimento de grande parte das novas tecnologias que utilizamos diariamente em nossas vidas no mundo todo.

Afina qual é o segredo do modelo de inovação Israelense? Quer papel tem a cultura, o exercito, as empresas e as universidades nessa mentalidade?

Daniela Klaiman morou em Israel por diversas circunstâncias, se formou em Futurismo pela Universidade Hebraica de Jerusalém e hoje leva grupos de executivos e empresas para expedições de inovação no país e com essa palestra mostra o mindset israelense, revela os segredos daquela nação e povo para serem tão inovadores e bem sucedidos e também compara esse mindset ao brasileiro, afim de apontar oportunidades para nosso ecossistema e empresas.

– Metaverso e as novas realidades. Em breve deixaremos de diferenciar o real do virtual ao nosso redor. Tecnologias como Realidade Aumentada, aquela tecnologia do PokemónGo, realidade virtual, aquela tecnologia do óculos e holografia, aquela em que é possível projetar qualquer coisa em qualquer lugar em 3D, fazem com que elementos digitais invadam nosso cotidiano e criem novas camadas de interação e novas de realidade.

Como elas funcionam? Para que serve cada uma delas? Como será esse mundo com muitas realidades? Como funciona esse universo? Já estou atrasado? Como minha empresa pode estar dentro da maior tendência dessa década?

Todas essas perguntas serão respondidas através de uma linguagem simples e acessível, cases e números do mercado emergente.

– O futuro da comida. O significado de se alimentar tem se transformado radicalmente nos últimos anos principalmente por conta das novas tecnologias e pelo comportamento diferente das novas gerações e isso afeta diretamente essa indústria gigantesca.

Qual o futuro da comida? E das embalagens? E quais tecnologias irão entrar no processo de produção de comida? E o que acontece com os varejos e lojas que vendem comida? E restaurantes? Uma palestra que traz o panorama das mudanças profundas que irão acontecer nesse mercado de comidas e bebidas e tendências que podem ajudar a chegar em grandes inovações.

– O futuro da Inteligência Artificial: como funciona e para que serve a tecnologia que vai mudar tudo. Uma das tecnologias mais poderosas que existe está alcançando novos marcos incríveis. Essa tecnologia – a inteligência artificial – está remodelando negócios, privacidade, comércio, agricultura, guerra, saúde, educação e até mesmo nossas relações uns com os outros.

O que está no horizonte para a IA? E o que você podemos esperar e com o que devemos nos preocupar agora? O que sua empresa precisa para conheça agora sobre IA? Essa palestra explica como essa tecnologia funciona, quais as possibilidades e oportunidades que ela oferece e os perigos irreversíveis que ela pode causar.

– O Futuro da mídia. Deixa eu te perguntar uma coisa: quanto vale a sua atenção? O mundo mudou, as pessoas mudaram e está na hora de a mídia mudar também. Estamos vivendo o despertar de novos valores e de um universo aspiracional muito diferente daquele que conhecemos e ao qual estamos acostumados.

Nos últimos anos, o uso de AdBlockers cresceu 30% e a quantidade de jovens que estão abandonando redes sociais e televisão só cresce. A mídia nos moldes de hoje não engaja mais. E afinal, como podemos nos conectar com o consumidor de forma mais assertiva, relevante e sem a velha fórmula de causar interrupção?

– ESG, Sustentabilidade e Impacto Positivo. Peter Diamandis, fundador da Singularity e um dos maiores investidores e empreendedores do mundo tem uma frase famosa: “Para ganhar um bilhão de dólares, encontre a solução para o problema de um bilhão de pessoas!” Se vc vender a solução para esse problema por 1 dólar já será bilionário.

Esse é o principio do chamado Negócio de Impacto, uma nova forma de encarar o mundo corporativo, as obrigações sociais e óbvio a sustentabilidade do planeta. Todas as empresas e indústrias terão que migrar para esse modelo a médio prazo, que é muito mais inovador, tecnológico e sustentável. Assim, vemos um novo capitalismo surgindo: capitalismo de stakeholder. Que não foca mais em agradar apenas o acionista, mas sim os consumidores, a sociedade, os colaboradores e o planeta também.

– O futuro do agro. O Brasil é um dos maiores e mais importantes players do agro no mundo, mas é importante saber que esse segmento irá sofrer grandes transformações daqui pra frente impulsionadas pelos novos hábitos dos consumidores, novas formas de produção de alimento, as gerações mais conscientes, o aquecimento global, a insustentabilidade dos níveis de poluição e novas diretrizes impostas pelo ESG e políticas de sustentabilidade. Pra onde deve caminhar esse mercado afinal? Quais tecnologias irão moldar esse desenvolvimento nos próximos anos? O que preciso saber para inovar nesse mercado tão tradicionalista?

– O Futuro do trabalho. O futuro do trabalho está sendo muito falado na mídia mas existem muito mais dúvidas do que respostas.

Qual é o cenário real? O que irá realmente se transformar? As máquinas irão roubar nossos trabalhos? Quais são os skills necessários para os colaboradores do futuro? Uma talk que aborda o futuro por todos os ângulos de nossas vidas relacionados ao futuro do trabalho e levanta cenários possíveis e caminhos para entendermos essa transformação e como acompanhar tudo isso de uma posição de vantagem.

– O Futuro da saúde Dizem os futuristas que as pessoas que nasceram a partir de 1990 irão viver até ter 150 anos. Estamos experimentando uma longevidade cada vez maior e isso é resultante dos avanços da medicina possíveis por conta das novas tecnologias tecnologia. Essa talk traz um panorama do futuro da saúde, das novas possibilidades, de como será essa vida até uma nova velhice e quais as tecnologias que estão moldando esse novo paradigma.

– O Futuro do varejo. O varejo é uma das áreas que mais está em transformação por conta da digitalização do mundo e do consumidor. Mais do que nunca é preciso pensar em estratégias para se manter na frente e engajar as pessoas com experiências além do produto e serviço oferecido.

Mas qual é o horizonte nessa área? Quais são as mudanças imediatas que precisam ser feitas? E em um mundo onde o e commerce cresce cada vez mais, efetivamente qual é o futuro dos pontos de venda?

Entenda quais os rumos que o varejo precisa tomar para seguir relevante no futuro próximo.

– Cidades do futuro. As tecnologias irão transformar drasticamente as cidades. Novos meios de transportes, 5G, sensores, transformações radicais nas famílias e formatos de moradia, reuso da água, sustentabilidade, solidão e qualidade de vida são alguns dos assuntos contemplados nessa talk, que faz um desenho de como serão as cidades do futuro e explora como podemos fazer para ter uma vida mais harmônica, eficiente e melhor nas cidades.

– O Futuro da educação. Você sabia que o modelo atual de educação global (escolas e universidades) foi criado durante a revolução industrial com o objetivo de formar mão de obra qualificada para as fábricas? É por essa razão que o nosso modelo atual de educar está precisando se transformar radicalmente.

Essa talk traz a problemática e mostra cases, tecnologias, formatos e caminhos possíveis de futuro e novas metodologias de aula para enxergarmos como construir um modelo que prepare as pessoas para a vida e não apenas para o trabalho.

– Organizações exponenciais. Essa palestra traz uma nova e ampla visão sobre as tendências organizacionais e tecnológicas essenciais, que podem ser aplicadas nas startups, empresas de médio porte e nas grandes organizações.

Uma talk que explora as relações e o formato de organização das empresas, traçando um paralelo com modelos de organização e colaboração do próprio ser humano através da história.

Nesse modelo é possível fazer uma análise interna da corporação, entender os formatos mais emergentes e alinhados com o futuro das organização e entender como aplicar uma atualização, com novas propostas de hierarquia, autoridade, espaços físicos e relação entre colaboradores.

– O Futuro do luxo. O conceito de luxo mudou e precisamos entender quais são os novos valores atrelados a esse mercado para saber como atender a esse consumidor. Marcas e símbolos que em um momento representavam tudo que havia de mais aspiracional caem e abrem espaço a novos players ou completas reinvenções.

Uma talk que traz as novas dimensões e significados do luxo, o perfil desse novo e transformado consumidor e os caminhos para conseguir se manter relevante em um dos mercados mais competitivos do mundo.

– O Futuro das leis. A base lógica legal e política que utilizamos é a mesma há 400 anos mas com o rápido desenvolvimento e consolidação das novas tecnologias estão começando a desafiar esse status quo.

Vamos imaginar que um site ofereça gratuitamente para todos a possibilidade fazer o download do molde de uma arma para impressão em 3D. Isso é legal? É permitido? Esse site pode continuar no ar? Assim, situações sem precedentes estão surgindo, fazendo com que todo sistema judiciário e tributário tenham que ser revistos.

– Transhumanismo: o futuro do ser humano. A revista Wired publicou uma matéria afirmando que se você mora em New York você cruza diariamente com 5 ciborgues da porta da sua casa até a estação de metrô. Os futuristas afirmam que a geração até 20 anos hoje é a última a ser 100% humana. Sim, estamos vivendo uma nova realidade onde olhar apenas para o comportamento é pouco para explorar o futuro do ser humano e essa talk traz todo esse panorama de transpecies e transhumanismo de uma maneira simples e surpreendente.

– A Era do Feminino. Estamos vivendo um momento histórico onde os valores femininos estão pela primeira vez sobrepondo os masculinos. Uma inversão enérgica muito poderosa que vem para curar as dores deixadas pelo excesso de pragmatismo e racionalidade que foram usadas pelo gênero masculino para trazer o ser humano até o nível de desenvolvimento que enxergamos hoje.

Quais as consequências dessa nova era para os negócios, política, economia e comportamentos? O que muda para todos? E como os homens também precisam se transformar para saber lidar com esse novo momento?

– Negócios no espaço. Parece coisa de ficção científica, mas o homem realmente está explorando e conquistando o espaço. O espaço foi privatizado e negócios no espaço já movimentam 330 bilhões de dólares e esse número vai continuar a crescer e hoje já existe uma grande quantidade de empresas explorando esse nicho. São da área farmacêutica, turismo, mineração entre outras. Mas é claro que não podemos deixar de falar do transporte espacial, tão popularizado pelo Elon Musk e sua Space X, quanto da conquista de Marte como alternativa a moradia da raça humana no futuro.

– O Futuro da Arte. Pela primeira vez na história, o poder cognitivo, o pensar, o criar, não são mais territórios sagrados, apenas lapidados pelos seres humanos. As máquinas hoje também se tornaram capazes de pensar, produzir, distribuir, idealizar e expor obras de arte. Além de poderem produzir réplicas perfeitas de artistas consagrados.

Como vamos interpretar, precificar ou até mesmo aceitar essas construções na nossa sociedade? E o trabalho criativo, também está correndo o risco de ser automatizado? Se até a arte passa a ser território das máquina, o que sobra para nós? 

– Coolhunting: como caçar tendências. Como nascem as tendências? Como podemos saber o que o consumidor quer para antecipar esse desejo? Como prever o que está por vir dentro de 2 a 5 anos? Como moldar o planejamento das empresas, marcas , produtos e comunicação para atender a isso? Essa talk ensina a identificar no seu dia-a-dia o que é “cool”, como funciona a pesquisa qualitativa, como as tendências se iniciam, como se espalham, como ler o comportamento do consumidor e as mudanças nos mercados.

Daniela Klaiman

Multi Palestras

Preencha o formulário para verificar a disponibilidade do palestrante