Reproduzir vídeo

Daniel Dias é o maior atleta paralímpico masculino do mundo em número de medalhas – é detentor do recorde mundial nas provas de 100m e 200m nado peito, 100m costas e 200m borboleta e o recordista nos Jogos Parapan-americanos com 24 medalhas de ouro.

Mais informações

Daniel de Faria Dias é nadador paralímpico brasileiro e recordista mundial. Passou sua infância e adolescência na cidade de Camanducaia, em Minas Gerais. Nascido com má-formação de seus membros superiores e inferiores, ele compete nas classes S5, SB4 e SM5 em competições paralímpicas.

Com 14 medalhas de ouro (27 no total) nos Jogos Paralímpicos, ele é o 14º atleta mais medalhado da história deste evento multidesportivo, e figura na 6ª posição entre os nadadores paralímpicos.

Daniel é detentor do recorde mundial nas provas de 100m e 200m nado peito, 100m costas e 200m borboleta e o recordista nos Jogos Parapan-americanos com 24 medalhas de ouro.

Daniel conquistou nove medalhas nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008 (4 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze), se tornando o atleta com mais medalhas em uma única edição dos Jogos, superando também o nadador brasileiro Clodoaldo Silva, que havia conquistado sete medalhas (seis de ouro e uma de prata) nos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004.

Nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 conquistou 6 medalhas, todas de ouro em todas as provas individuais disputadas!

Nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 conquistou nove medalhas (4 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze) e tornou-se o maior medalhista homem da natação em Paralimpíadas, com 24 medalhas no total.

Nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2020 Daniel garantiu três bronzes (nos 100m livre da classe S5, no revezamento 4x50m livre misto até 20 pontos e nos 200m livre da classe S5), se consagrando como o maior medalhista paralímpico brasileiro, com 27 medalhas no total. Ele se despediu das piscinas no primeiro dia de setembro de 2021, aos 33 anos, terminando a prova dos 50m livres da classe S5 em quarto lugar, com o tempo de 32s12, encerrando a sua gloriosa carreira. Na entrevista após a prova ele deixou um depoimento emocionado e inspirador: “Gostaria de agradecer a Deus pelo dom que me deu, por tudo que me deu no esporte. Obrigado. A palavra é gratidão. É difícil conseguir falar. Espero que muitas crianças, com deficiência ou sem, estejam vendo e assistindo. Acreditem no sonho de vocês. A deficiência não define quem somos. Gratidão é o principal sentimento agora”.

Em sua palestra, Daniel Dias prova que, apesar das limitações, tudo é possível e que as escolhas certas podem realizar sonhos. Usando exemplos de sua própria história, ele aborda diversos assuntos.

TEMAS DE PALESTRAS:
– As dificuldades do dia a dia de um profissional de alto nível.
– Como usar as limitações a seu favor.
– Como construir uma mentalidade vencedora.
– Colaboração.
– Lutar contra o conformismo.

Daniel Dias

Multi Palestras

Preencha o formulário para verificar a disponibilidade do palestrante