Zica Assis (Beleza Natural)

Reproduzir vídeo

Zica Assis, foi babá, empregada doméstica, faxineira, co-fundadora e sócia do Instituto Beleza Natural, maior rede brasileira especializada em cabelos crespos, cacheados e ondulados do Brasil.

Mais informações

Aos 9 anos, ela começou a trabalhar, foi babá, empregada doméstica, faxineira, e vendia produtos de porta em porta.

Zica, não se conformava com as opções de beleza que seu cabelo black power tinha e, na adolescência, usava produtos para alisar o cabelo, fazendo o possível com o que o dinheiro permitia. Aos 21 anos, ela foi estudar para ser cabeleireira pois acreditava que, conhecendo melhor seu próprio cabelo, poderia ganhar cachos bem definidos, maciez e beleza. Depois de 10 anos, chegou finalmente à fórmula ideal e percebeu que poderia levar essa alternativa para várias pessoas de sua comunidade. Nascia ali o protótipo de seu salão, Beleza Natural.

Hoje, Zica Assis coordena 49 unidades do Beleza Natural. Ela fundou e cuida da Fábrica Cor Brasil, que produz uma série de produtos especializados em cabelos cacheados e crespos.

O Beleza Natural é uma cadeia de salões de beleza com foco em consumidores da classe C. Fundada em 1993, a empresa desenvolveu produtos e serviços inovadores e exclusivos para cabelos crespos e ondulados.

Atualmente, o Beleza Natural tem mais de 25 institutos de beleza em diversas cidades. Além do Super-Relaxante, todos os produtos usados no Beleza Natural são de fabricação própria e ficam disponíveis à venda. A empresa possui ainda um Centro de Desenvolvimento Técnico (CDT), que ministra cursos para os funcionários. O Beleza Natural emprega atualmente cerca de 3000 pessoas, sendo 80% delas ex-clientes, o que reforça seu aspecto social de inserção da classe C no mercado de trabalho e políticas de primeiro emprego.

Por seu trabalho, Zica foi eleita, em 2006, uma das dez Empreendedoras do Novo Brasil, prêmio concedido pela revista Você S.A e pelo Instituto Empreender Endeavor.

Ainda em 2006, ela foi eleita Empreendedora do Ano, na categoria Emerging, pela Ernst & Young. E, em 2007, Zica foi eleita a Mulher mais Influente do Brasil, na categoria Empreendedorismo, pelo Jornal do Brasil e pela Gazeta Mercantil. Em 2012, ganhou o Prêmio Claudia, da Editora Abril, na Categoria Negócios.

Em 2013, entrou para a lista das 10 Mulheres de Negócio Mais Poderosas do Brasil, da Revista Forbes internacional, e foi escolhida Empreendedora do Ano pelo Estadão PME.

TEMAS DE PALESTRAS:
– É Preciso se Reinventar.
Zica de Assis usa sua trajetória como pano de partida para encorajar pessoas e empresas a superarem desafios do mundo de negócios, onde todo dia é preciso se reinventar.
Ilustra com várias situações em que teve que superar adversidades e enfrentar situações inesperadas – tudo com muita energia e alegria, marcas da palestrante. Nessa palestra, compartilha insights para inspirar os participantes a transformar situações adversas em ingredientes para o crescimento e o sucesso profissional. Utilizando da própria vivência, demonstra como problemas podem ser oportunidades disfarçadas.

– Vulnerabilidade e Coragem para Vencer.
A palestra é uma provocação para transformarmos nossa vulnerabilidade em matéria prima, e, com ela, fortalecer nossa ousadia e coragem. É também um convite para sermos maiores do que o medo e a vergonha de agir.
Zica de Assis nos inspira a ter coragem para buscarmos as perguntas corretas, mais do que as respostas certas.

Zica Assis (Beleza Natural)

Multi Palestras

Preencha o formulário para verificar a disponibilidade do palestrante