Marcos Lisboa, conhecido por sua atuação em políticas públicas e análise econômica. Ele já ocupou cargos importantes, como Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e presidente do Insper. Lisboa é reconhecido por suas contribuições ao debate econômico no Brasil, sendo uma referência em temas como crescimento econômico, produtividade e reformas estruturais.
Mais informações
Marcos Lisboa é graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também obteve o título de mestre; posteriormente, após migrar para os EUA, concluiu seu doutorado pela Universidade da Pensilvânia e atuou como Professor Assistente no Departamento de Economia da Universidade de Stanford. No Brasil, foi professor assistente da Fundação Getúlio Vargas e Presidente do Insper.
Na vida política, Marcos Lisboa atuou como Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Esteve à frente do cargo entre 2003 e 2005, durante o primeiro governo de Lula.
No Ministério da Fazenda, Lisboa compôs time com Henrique Meirelles, Joaquim Levy, Murilo Portugal e Alexandre Schwartsman. Contudo, ainda que tenha participado de um governo tido como esquerda, ele é considerado um economista moderado.
Em 2005, Marcos foi o presidente do Instituto de Resseguros do Brasil. Permaneceu como líder da organização até 2006.
Já de 2006 até 2009, exerceu o cargo de diretor-executivo do Itaú Unibanco. Em seguida, tornou-se vice-presidente da instituição financeira. Permaneceu no Itaú até 2013.
Ao sair do Itaú, foi escolhido como o novo vice-presidente do Insper, função que manteve até 2015, quando foi eleito o novo presidente da instituição de ensino.
No ano de 2010, Marcos Lisboa recebeu o prêmio de economista do ano, honraria concedida pela Ordem dos Economistas do Brasil.
Marcos Lisboa é autor dos livros “Preços de Produção, Método de Longo Prazo e Equilíbrio Geral:” Uma Crítica à Teoria Neo-Ricardiana dos Preços Relativos; e “O Valor das Ideias: Debate em Tempos Turbulentos (em coautoria com Samuel Pêssoa, Fernando Haddad e outros)”
Ele foi colunista do Nexo até 2016. Também já escreveu para os jornais Estadão e Folha de São Paulo.
TEMAS DE PALESTRAS:
• Desafios da Economia Brasileira.
• Gestão Pública e Eficiência.
• Cenário Econômico Nacional e Internacional.