Psicanalista, psiquiatra, pensador, escritor, conferencista e criador de TerraDois – a tradução do mundo em que vivemos.
Mais informações
Jorge Forbes é psicanalista, médico psiquiatra, pensador, escritor, conferencista e criador do conceito DOIS – a tradução do mundo em que vivemos. É considerado um dos grandes especialistas mundiais dos efeitos da pós-modernidade na subjetividade humana.
Ministra cursos e conferências, nacional e internacionalmente, através da consultoria “beatt – Tocando o Futuro”, apoiando as organizações e seus líderes a traduzirem o novo contexto do mundo pós-moderno. É consultor há mais de 20 anos de grandes organizações, entre elas: Whirlpool, Companhia Brasileira de Alumínio, Abbot, Unilever, Galderma, CPFL, Usina Santo Antônio, entre outras.
Criador e apresentador do programa TERRADOIS, da TV Cultura, eleito o melhor programa da televisão brasileira, em 2017, pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Autor de vários livros, é vencedor do Prêmio Jabuti.
É presidente e fundador do Instituto da Psicanálise Lacaniana (IPLA), diretor da Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano – USP, membro da Associação Mundial de Psicanálise (AMP) e analista membro da Escola Europeia de Psicanálise e da Escola Brasileira de Psicanálise.
Jorge Forbes é mestre em Psicanálise pela Universidade Paris VIII A.M.E., doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Foi um dos principais introdutores do pensamento de Jacques Lacan no Brasil, de quem seguiu os seminários em Paris a partir de 1976, participou da criação da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP), da qual foi o primeiro diretor-geral.
TEMAS DAS PALESTRAS:
TEMA 1 – Um novo mundo chamado TERRADOIS: Estamos preparados? A mudança do “laço social” acelerada pela transformação tecnológica mudou a forma como lideramos equipes, inovamos e fazemos negócios. Saímos de uma sociedade verticalmente orientada – com definições de certos e errados padronizados – e passamos a uma sociedade horizontal – múltipla, colaborativa e variada, verdadeira coleção de singularidades. Com isso, perdemos um padrão externo e ficamos desbussolados e desorientados. Jorge Forbes discute essas inquietações do mundo pós-moderno: as novas relações, o trabalho e o mundo digital.
APLICAÇÕES: Sociedade, Transformação Digital, Cultura, Mudança, Tecnologia, Estratégias, Liderança, Horizontalidade.
TEMA 2 – Estamos Desbussolados. Como viver em um mundo sem limites? Estamos todos sem rumo, virados de cabeça para baixo e agarrando no primeiro tronco dessa enxurrada para tentar nos salvar. Não temos uma bússola segura no novo contexto de mundo, somos todos GPS ambulante, angustiados. Estamos todos desbussolados! Vivemos sem previsão e certezas. O tempo atual da pós-modernidade, TERRADOIS, exigirá que as organizações aperfeiçoem a interface “humano-tecnologia”. A palavra do momento é “complementariedade”.
APLICAÇÕES: Novo modelo de trabalho, Liderança, Mudança, Aprendizado, Novas competências, Protagonismo, Horizontalidade.
TEMA 3 – O líder que se era já era! O novo papel da liderança. Não se é líder hoje em dia com a roupagem do passado. Na pós-modernidade o líder é o apaixonado que inspira, mais que controla; que entusiasma, mais que disciplina. Essas mudanças têm sido tratadas com velhos remédios, por falta de algo melhor. São necessários novos conceitos e práticas para legitimar a liderança em TERRADOIS. O desenvolvimento da liderança envelheceu, e, no entanto, continuamos a navegar por eles. Nesta palestra, Jorge Forbes embarca a liderança nesse novo contexto de mundo, abordando as 16 características do Líder TERRADOIS.
APLICAÇÕES: Novo modelo de trabalho, Liderança, Mudança, Aprendizado, Novas competências, Papel da liderança, Gestão de Pessoas, Engajamento.
TEMA 4 – O novo anormal. O vírus vai passar, nossa relação com o intangível, não. Nenhum “novo normal” vai tapar o buraco da incompletude humana escancarada nessa pandemia. Sabemos muita coisa, podemos muita coisa, mas não será suficiente para sabermos tudo, para podermos tudo. Cabe a nós dois movimentos essenciais: inventar uma resposta onde não há e responsabilizar-se por ela. Jorge fala sobre não perdermos a oportunidade de sendo mais anormais, sermos mais responsáveis, criativos e criadores de um novo mundo.
APLICAÇÕES: Mudanças, Liderança, Aprendizado, Novas competências, Entendimento de novos cenários, COVID, Saúde mental.
TEMA 5 – O que pode uma mulher hoje? A globalização é feminina. Essa nova era em que vivemos, de perda de padrões, de múltiplas possibilidades, de privilégio das relações horizontais sobre as verticais, possibilita mais o modo feminino de ser do que o masculino. Isso quer dizer que os homens estão no inferno e as mulheres no paraíso? Não necessariamente, pois o feminino põe em questão homens e… mulheres! Entender as diferentes maneiras de como homens e mulheres se satisfazem, possibilita um melhor posicionamento nesse novo mundo.
APLICAÇÕES: Sociedade, Diversidade, Liderança, Liderança Feminina, Mudança, Cultura.
TEMA 6 – Ética na pós-modernidade: é possível ser feliz no trabalho? Nossos vínculos sociais deixaram de responder a uma verticalidade hierárquica: o pai, na família; o chefe, na empresa; a Pátria, na sociedade civil. Passamos a viver em um mundo de relações horizontais, tanto mais criativas, quanto mais inseguras. É necessário encontrar melhor resposta a este novo momento, do que o medo e o recuo a posições ultrapassadas. Jorge Forbes fala sobre qual é a ética coerente e necessária ao tempo de hoje. O que pode combinar criatividade, responsabilidade e felicidade?
APLICAÇÕES: Saúde mental, Mudança, Engajamento, Liderança, Cultura.
TEMA 7 – Agindo contra as adversidades: o Imprevisto e a Ação. Em nosso tempo, a liberdade aumentou, mas com ela também cresceram os perigos e os imprevistos. Nossa ação pode ser mais livre e criativa do que no passado, mas seus resultados são mais complexos e imprevistos do que antes. Não sabemos quando ocorrerá a devastação – o desemprego, a perda da pessoa amada, até mesmo o atentado. O que fazer, então? Dá para prevenir os perigos? Ou devemos nos preparar para eles – e para inventar ações capazes de enfrentá-los? Nesta conferência é discutida a ação em um mundo no qual a liberdade tem por preço a insegurança.
APLICAÇÕES: Saúde Mental, Inovação, Cultura, Liderança, Gestão.
TEMA 8 – Saúdes Mentais. O uso da tecnologia massiva nos últimos anos impactou nossas formas de interação social e de comunicação amplificando uma cultura “sempre ativa” para o trabalho, onde os colaboradores se sentem pressionados à conexão constante, em ambientes e situações inéditas. Os novos locais e formatos de atuação profissional embaraçaram a linha divisória entre a vida pessoal e a profissional, sendo que a percepção de bem-estar parece ter se perdido no caminho. Jorge Forbes aborda sobre o surgimento da ansiedade, do estresse, da depressão dentro das organizações. Nesse contexto, nunca foi tão imperativo para as organizações tratar do tema de Saúde em toda a sua amplitude.
APLICAÇÕES: Saúde Mental, Qualidade de vida, Cultura, Liderança, Novo modelo de trabalho, Gestão.
TEMA 9 – Inteligência Artificial e o Futuro da Humanidade. Amanhã, a inteligência artificial fabricará uma nova espécie animal? Qual o impacto da tecnologia nas nossas relações com o mundo, com a família e com o trabalho? E o que será esperado de nós no futuro? Essa conferência discute o posicionamento da psicanálise no debate do pós-humanismo, trans-humanismo e bio-defensores.
APLICAÇÕES: Transformação digital, Inovação, Mudança, Entendimento de novos cenários, Futuro.
TEMA 10 – Transformação Cultural das Organizações. Estamos em meio a maior revolução dos últimos 2.800 anos. A sociedade passou a ser múltipla e flexível e o exercício da escolha, com a decorrente responsabilidade pelo escolhido, mostra um papel muito mais relevante do que na sociedade anterior. No entanto, nossas empresas e organizações ainda são lideradas e estruturadas para operarem em TERRAUM. Nessa palestra, Jorge Forbes discute a tradução do futuro das empresas e preparação da Liderança para a invenção do futuro desejado.
APLICAÇÕES: Transformação digital, Inovação, Mudança, Entendimento de Novos Cenários, Cultura Organizacional.