Zeina Latif é consultora econômica com mestrado e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Teve passagem por várias instituições financeiras. Foi economista-chefe da XP e antes disso trabalhou no Royal Bank of Scotland, ING, ABN-Amro Real e HSBC.
Mais informações
Zeina Latif é formada em economia pela Universidade de São Paulo (USP). Também pela USP, concluiu o mestrado e o doutorado em economia. Começou a carreira profissional como professora de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Atuou na instituição entre 1993 e 1995.
Depois, fez parte, como pesquisadora, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP.
De 2000 a 2002, Latif foi economista-sênior da Tendências Consultoria Integrada, especializada em finanças corporativas. Durante esse período, foi professora de Macroeconomia do MBA do Ibmec.
Em julho de 2002, Zeina Latif assumiu como economista-chefe no Banco Bilbao Vizcaya. Permaneceu lá até 2003.
O cargo de economista-chefe veio em 2003, no HSBC Asset Management. Fez parte do quadro de funcionários da instituição até 2005.
Entre os anos de 2005 e 2007, foi economista-chefe do ABN-Amro Real. Em 2006, a revista Forbes elegeu Zeina Latif uma das mulheres mais influentes do Brasil, na categoria economia. Em 2008, assumiu como economista-chefe do ING Bank no Brasil. Também nesse ano foi condecorada com o prêmio Melhor Economista-Chefe pela Ordem dos Economistas do Brasil.
Saiu do ING em 2010, quando se tornou economista-sênior do Royal Bank of Scotland para a América Latina.
Em 2014, assumiu a posição de economista-chefe na XP Investimentos, cargo que ocupou até 2020. Após deixar a corretora, Zeina concentrou seus esforços na Gibraltar, sua empresa de consultoria.
Em abril de 2022, foi nomeada secretária de Desenvolvimento Econômico do estado de São Paulo, durante o mandato do então governador Rodrigo Garcia (PSDB). Durante seu período no cargo, Zeina deu continuidade a programas que promoviam o empreendedorismo e a participação das mulheres no mercado de trabalho, como o Bolsa Empreendedor, Minha Chance e Empreenda Mulher. Ela permaneceu na função por seis meses, deixando o cargo no início de outubro de 2022.
TEMAS DE PALESTRAS:
• Cenários Econômicos para o Brasil: desafios e oportunidades.
• O impacto econômico do conflito no Oriente Médio no Brasil.
• Sistema financeiro: do Banco Central ao Open Banking.
• Reflexões sobre o cenário econômico brasileiro e os desafios para o desenvolvimento sustentável.
• Reforma Tributária: mudanças cruciais e seus impactos na competitividade empresarial.