Andrea Schwarz é uma empreendedora, autora de livros e palestrante, com foco em inclusão e diversidade. Ela também é a fundadora da IIgual, uma empresa de consultoria que conecta pessoas com deficiência para incluí-las ao mercado de trabalho.
Mais informações
Andrea Schwarz é uma empresária, que aos 22 anos se tornou cadeirante, em razão de uma condição rara e congênita na medula. Isso, no entanto, não a impediu de realizar seus projetos, ao contrário, serviu como motivação para muitas conquistas.
Nesse contexto, ela viajou o mundo ao lado do marido, e enfrentou muitos desafios em razão da falta de acessibilidade. Por isso, se tornou uma ativista pela inclusão, tanto no meio físico como no digital.
Uma das mulheres mais influentes da América Latina:
Andrea também é uma influencer, e está presente em redes sociais como Instagram, TikTok e LinkedIn, onde impacta mais de 1 milhão de pessoas. Ela divide com o público um pouco sobre sua rotina, projetos, bem como, defende ações de inclusão.
Em razão da relevância de seu trabalho na área da inclusão, ela foi eleita por três anos seguidos como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina, de acordo com a Bloomberg Linea.
Ela também entrou para o Hall da Fama do marketing no Brasil, uma ação da Abramark, que premia as pessoas que são referência em ações na área.
Top Voice do LinkedIn:
Ela também foi a primeira pessoa com deficiência a receber o título de Top Voice no LinkedIn. O selo premia os perfis que produzem conteúdo relevante para a rede e que engajam a comunidade.
Além de empresária e autora de livros, Andrea Schwarz também realiza palestras, com mais de 500 eventos desde que começou. Além disso, já fez um TED talk sobre como se reinventar diante das adversidades.
Sua própria trajetória, como mulher, mãe, empresária e pessoa com deficiência, serve como exemplo de superação. Assim, ela busca conscientizar empresas sobre a importância da inclusão, além de quebrar o estigma social sobre as pessoas com deficiência.
Com isso, ela consegue, de fato, engajar suas plateias, e inspirar a partir de sua história. Isso se reflete na avaliação dos ouvintes, uma vez que ela atinge um NPS (Net Promoter Score) acima de 90.
TEMAS DE PALESTRAS:
– Motivação.
– Inclusão.
– Superação.
– Futuro do mercado de trabalho.
– Empoderamento feminino.
– Preconceito.
– Inovação.
– Empreendedorismo social.
Como empreendedora, ela criou um negócio de grande impacto social, a IIgual, que ajuda empresas a se tornarem mais diversas. Dessa forma, abre portas para que as pessoas com deficiência também tenham a chance de entrar no mercado de trabalho.
Inclusão e diversidade nas empresas:
Como palestrante sobre o tema, ela trata sobre a importância da diversidade no ambiente de trabalho, bem como, busca desmistificar conceitos equivocados que as pessoas trazem do senso comum.
Acessibilidade e tecnologia assistiva:
Com base em sua própria experiência, Andrea se deparou com muitas situações em que precisou do auxílio do marido, porque não havia um ambiente acessível para a cadeira de rodas.
Nesse contexto, ela traz essa reflexão para o ambiente de trabalho, a fim de incentivar mudanças que facilitem o acesso das pessoas com deficiência. Isso inclui tanto o meio físico como o digital.
Ela, inclusive, é embaixadora da EqualWeb, uma empresa que oferece soluções em acessibilidade digital.
Liderança e comunicação inclusivas:
Em suas palestras, Andrea também ressalta o papel dos líderes na promoção da inclusão nas empresas. Isso vai muito além de apenas cumprir o número de vagas que a lei determina, mas também: empatia para entender as necessidades de cada pessoa; evitar atitudes e expressões capacitistas; oferecer equidade de oportunidades.
Conscientizar e sensibilizar:
Com esse trabalho, ela é capaz de conscientizar o público sobre a importância de dar chances para que as pessoas com deficiência mostrem suas habilidades. A partir de seus exemplos pessoais, pode sensibilizar as pessoas sobre os desafios do dia a dia.
Isso pode fazer com que cada um entenda o impacto que pequenas ações ou mudanças, como um ambiente acessível, por exemplo, têm na vida de quem tem algum tipo de deficiência.
Transformar mentes e empresas:
Andrea também busca em suas palestras promover uma mudança na forma como gestores e líderes veem a questão da diversidade. Assim, com a sua experiência à frente da IIgual, ela pode dividir vários casos de sucesso que mostram os benefícios da inclusão.
Quais são as principais lições das palestras de Andrea Schwarz?
A partir das palestras de Andrea Schwarz, é possível tirar como lição a capacidade de realização das pessoas com deficiência. Afinal, ao contrário do que muitos acreditam, uma limitação física ou cognitiva não deixa ninguém de fora do mercado.
Da mesma forma como ela própria conseguiu realizar vários projetos e se destacar dentro de sua área, muitos outros talentos estão à espera de uma chance para se desenvolverem.
PALESTRA SENSIBILIZAÇÃO:
“Eu parei de andar, e aprendi a voar”: A ideia desse formato de abordagem é a capacidade de compartilhar ideias e inspirar pessoas por meio de uma conversa aberta. Andrea Schwarz, palestrante compartilha suas ideias e expõe algo completamente novo para engajar o público. Em um ambiente mais informal e propício protagoniza tanto o palestrante quanto o público para que o conteúdo seja passado de forma mais humanizada trazendo empatia para o assunto.
Andrea irá abordar sua história de vida, temática da inclusão, como mobilidade, acessibilidade, relacionamento, terminologias, vieses inconscientes, rótulos, capacitismo, privilégios, meritocracia, terminologias, comunicação inclusiva, liderança inclusiva, relacionamento, positividade, futuro inclusivo, protagonismo, empatia, inovação, entre outros.