Reproduzir vídeo

EDU LYRA viveu a infância dentro de um barraco, numa favela em Guarulhos, SP. O pai ingressou no crime e foi parar na prisão. Porém, a mãe, Maria Gorete, o inspirou à sonhar, dizendo: “Filho, não importa de onde você vem, mas, sim, pra onde vai”. O suficiente para que Edu se tornasse autor do livro Jovens Falcões e fundador do Instituto Gerando Falcões, que com mais de 20 programas sociais, atende milhares de famílias da comunidade, através da educação com foco em esporte, cultura, qualificação profissional e renda.

Mais informações

Eduardo Lyra é fundador e CEO do Instituto Gerando Falcões, organização social sem fins lucrativos voltada à promoção social de crianças e adolescentes através do esporte e cultura. O grupo ainda atua na capacitação profissional de jovens e adultos para o mercado. O objetivo principal de Eduardo é que a inciativa cause impacto em todo o país.

O Gerando Falcões foi criado com base em um esquema formado por Eduardo Lyra no qual se repete modelos existentes na inciativa privada. O objetivo é profissionalizar as ações para que o impacto seja maior. Visando isto, Lyra busca grandes empresas e apresenta o projeto como um bom local onde investir dinheiro.

Edu Lyra, como é conhecido, nasceu e cresceu em uma comunidade na cidade de Guarulhos. As experiências que passou no período, somado com a influência de sua mãe, fizeram com que seu objetivo estivesse ligado a instituições sociais.

Eduardo chegou a ingressar na faculdade de jornalismo, porém não concluiu.

Em 2013, ele criou o Instituto Gerando Falcões. Projeto social que atraiu investimento de empresários como Jorge Paulo Lemann, Carlos Wizard, Flávio Augusto da Silva, entre outros.

Com menos de uma década de existência, o projeto de Eduardo o colocou como uma das pessoas mais influentes do terceiro setor.

Trajetória de Eduardo Lyra:
Edu Lyra viveu a infância dentro de um barraco, numa favela em Guarulhos, SP. Com três anos de idade, Lyra teve sua casa destruída por uma tempestade. Ainda na infância, seu pai foi preso por porte de arma, assalto a banco e formação de quadrilha. Após 20 anos, ele foi solto e ingressou no mercado de trabalho.

Foi sua mãe quem lhe deu suporte no período. Além de fazer com que o filho estudasse, ela incentivou para que ele participasse de projetos voluntários.

Segundo Eduardo, ela dizia: “Filho, não importa de onde você vem, mas sim, pra onde vai”.

Após encerrar o segundo grau, Lyra ingressou no curso de jornalismo da Universidade de Mogi das Cruzes, contudo não chegou a concluir.

O objetivo era se dedicar a projetos sociais.
Em 2011, Eduardo publicou independentemente o livro “Jovens Falcões”. Para divulgar a obra, ele palestrou em escolas públicas do estado de São Paulo. Foi no período que surgiu a ideia de criar uma ONG.

Dois anos mais tarde, em 2013, Lyra cria o Instituto Gerando Falcões. Organização voltada para promoção social de pessoas da periferia.

O grande diferencial daquele projeto foi se espelhar em modelos de sucesso existentes na iniciativa privada. Um conceito pouco utilizado por entidades do mesmo tipo.

Outra mudança em sua gestão foi a busca por parcerias com grandes empresários do país. No qual, além do aporte financeiro, o empreendedor social buscava a troca de experiências.

Não à toa o modelo de gestão da Ambev é repetido dentro da organização, sendo que Lemann é um dos grandes parceiros do negócio.

Se tornando uma pessoa com ‘entrada’ no mercado, Eduardo conseguiu investimento para repetir o Gerando Falcões em mais 10 comunidades espalhadas pelo Brasil. O que atingiria mais de 18 mil famílias.

Contudo, o objetivo principal de Lyra é que o projeto se torne a maior rede de institutos sociais do mundo. Fazendo assim com que a desigualdade social se torne algo cada vez menor no Brasil.

Premiações de Eduardo Lyra:
A trajetória de Eduardo à frente do Gerando Falcões lhe rendeu uma série de premiações.

Entre as principais, estão a condecoração do Fórum Econômico Mundial, que colocou Lyra como um dos 15 jovens brasileiros que tem potencial de mudar o mundo, fazendo parte do Global Shapers.

Edu também está na lista da Forbes das 30 pessoas mais influentes do Brasil com menos de 30 anos.

Eduardo ainda recebeu o prêmio Jovem Empreendedor do Ano dado pelo Lide e figura entre os “Rebeldes com Causa” da grife Reserva.

Eduardo Lyra

Multi Palestras

Preencha o formulário para verificar a disponibilidade do palestrante