Roberto Rodrigues é engenheiro agrônomo com aperfeiçoamento em administração rural. Neto, filho e pai de engenheiros agrônomos e agricultores. É um dos principais precursores do cooperativismo no mundo.
Mais informações
Roberto Rodrigues engenheiro agrônomo formado pela ESALQ (USP) em 1965 com cursos de aperfeiçoamento em administração rural. Neto, filho e pai de engenheiros agrônomos e agricultores. É um dos principais precursores do cooperativismo no mundo.
Autor de seis livros e co autor de diversos outros. Sua carreira tem três vertentes, acadêmica, agrícola e cooperativista. Tem centenas de trabalhos publicados sobre agricultura, cooperativismo e economia rural.
Também foi Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (janeiro de 2003 a junho de 2006). Foi Presidente da Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG e da Sociedade Rural Brasileira – SRB.
Foi Secretário de Agricultura e do Abastecimento do Estado de São Paulo, e coordenou o setor privado no Fórum Nacional da Agricultura.
Como agricultor, recebeu vários prêmios nas áreas ambiental, social, de conservação do solo e de produtividade, e também a Ordem do Mérito Agrícola, no grau de Cavaleiro, concedido pelo governo da França.
Foi membro de vários Conselhos, representando o agronegócio, tais como o Conselho Monetário Nacional – CMN, Conselho de Crédito Rural e Agroindustrial – CCRA, Conselho Nacional do Agronegócio – CONSAGRO, Conselho Nacional de Política Agrícola – CNPA, Conselho Nacional de Comércio Exterior – CONCEX, Conselho da World Wildlife Foundation – WWF.
Foi vice presidente da Fundação Brasileira para Desenvolvimento Sustentável, da Sociedade Nacional de Agricultura – SNA, da BM&F Bovespa e Presidente do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP – COSAG.
É atualmente Membro da Academia Nacional de Agricultura e de diferentes conselhos: Fertilizantes Heringer, Associação Brasileira de Criadores – ABC, Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB, Agrifirma, Fundação Bunge, Conselho Empresarial da América Latina – CEAL, Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN, Instituto Nacional de Recuperação Empresarial – INRE, The Nature Conservancy – TNC, World Trade Center – WTC, Conselho Consultivo do Setor Privado – CONEX, América Latina Logística S.A.- ALL, Amyris, Grupo de Líderes Empresariais – LIDE, Bahia Specialty Cellulose – BSC e Fertilizantes Fosfatados S.A. – Fosfertil.
Foi o criador do sistema COPLANA, rotação da cultura da cana com soja. Tal modelo, que racionaliza a atividade rural em termos de melhor uso dos recursos humanos, financeiros e materiais (equipamentos, máquinas e veículos), é responsável por aumento significativo da geração de empregos nas áreas canavieiras.
Foi implantado em 1973, pela COPLANA (Cooperativa dos Plantadores de Cana da Zona de Guariba), após ensaios realizados em sua propriedade rural.