José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho

José Eustáquio já publicou inúmeros trabalhos, livros e diversos outros textos e notas técnicas. Na sua jornada profissional, desenvolveu habilidades de pesquisa, docência e gerência. No executivo, participou da elaboração de políticas públicas, a maioria voltada ao fomento das inovações tecnológicas e da economia agropecuária no Brasil. Além de sólida formação e experiência econômica, conhece profundamente a dinâmica produtiva brasileira.

Mais informações

Já foi Diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Doutor em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo realizado pesquisa de doutoramento na Universidade de Bordeaux, no Groupe de Recherche en Économie Théorique et Appliquée (GREThA).

Em 2013, foi agraciado com o Prêmio Ruy Miller Paiva da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). Em 2014, foi pesquisador visitante da Universidade de Columbia, trabalhando no Technological Change Lab (TCLab) e no Institute of Latin American Studies (ILAS).

Além disso, obteve mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), especialização em Administração Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e bacharelado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Matemática pela Universidade de Brasília (UnB).

No meio acadêmico, leciona no curso de Pós-graduação em Agronegócio da Universidade de Brasília (Propaga-UnB) e de Pós-graduação em Economia da UFV. Na esfera federal, desenvolve e avalia políticas públicas de inovações tecnológicas na agricultura.

A sua experiência centra-se em políticas públicas relativas à inovação tecnológica na agricultura, os principais interesses de investigação centram-se na compreensão do processo de inovação na agricultura e na influência das políticas públicas agrícolas na promoção da difusão tecnológica, competências de aprendizagem e conhecimento aplicado.

TEMAS DE PALESTRAS:
Agricultura e Indústria no Brasil: Inovação e Competitividade.
Economia Cenário Nacional e Internacional.
Inovação Tecnológica e Desenvolvimento.
Agro 4.0.
Tendências 4.0 do Agronegócio.
Planejamento e Estratégia
Agronegócio – Agrobusiness.

 

José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho

Multi Palestras

Preencha o formulário para verificar a disponibilidade do palestrante