Francisco Turra

Reproduzir vídeo

Francisco Turra, ex-ministro da Agricultura. Presidente do Conselho do de Administração na Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO). Uma das mais conhecidas lideranças do Agronegócio Brasileiro, Turra tem uma longa trajetória pelo desenvolvimento do setor no país.

Mais informações

Francisco Sérgio Turra é Advogado e Político. Foi prefeito de sua cidade natal, deputado estadual e federal e Ministro da Agricultura.

Formou-se em direito na Universidade de Passo Fundo em 1968 e em Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 1978. Em 1976 torna-se vice-prefeito de Marau, pela ARENA, sendo eleito prefeito da mesma em 1982, na mesma legenda, mas então chamada de PDS. Em 1986 elege-se deputado estadual, tendo feito 30.770 votos, sendo 10.800 em Marau, que tinha à época 13 mil eleitores. Foi líder do partido na Assembleia Legislativa e seria reeleito em 1990. Na eleição de 1994 ficou como suplente de deputado Federal.

No biênio 1995-1996, foi presidente do Banrisul, banco estatal gaúcho, por indicação do então governador Antônio Britto. Deixou o cargo para fazer parte da administração federal de Fernando Henrique Cardoso como presidente da CONAB, entre 1996 e 1998.

Depois, assumiu o Ministério da Agricultura e do Abastecimento, ainda em 1998, nos últimos meses do primeiro mandato de FHC. Foi ministro durante 15 meses, época em que a safra de grãos bateu o recorde nacional e o investimento em agricultura familiar duplicou.

Em março de 1999, como ministro, Turra foi admitido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso à Ordem do Mérito Militar no grau de Grande-Oficial especial. Deixou o cargo quando da reforma ministerial da posse do segundo mandato de FHC, no início de 1999.

Em 2002 elegeu-se deputado federal, e em 2006 foi o candidato do seu partido, agora chamado Partido Progressista, ao governo do estado do Rio Grande do Sul. 

Assumiu em 2007 a vice-presidência do BRDE, cargo que lhe foi confiado pela governadora Yeda Crusius, e que exerceu até abril de 2008, quando foi convidado a presidir a ABEF – Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos.

Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil APROBIO. Líder do Movimento de Otimização de Culturas de Inverno, que pretende criar uma nova fronteira agrícola no RS e SC com o incentivo ao cultivo de cereais como trigo, cevada e triticale, alternativas ao milho na composição da ração de aves e suínos. Presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal ABPA.

Algumas premiações:

. Deputado Emérito, outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

. Membro da Academia Nacional de Agricultura da Sociedade Nacional de Agricultura.

. Prêmio Personalidade do Agronegócio Ney Bittencourt de Araújo, um dos maiores reconhecimentos do setor.

. Medalha Mérito Apolônio Sales, concedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA.

. Prêmio Carne Forte EXPOMEAT uma das dez personalidades mais atuantes na defesa e na divulgação da proteína animal brasileira.

Francisco Turra

Multi Palestras

Preencha o formulário para verificar a disponibilidade do palestrante