Vico Iasi é jornalista com mais de 30 anos de experiência, sendo grande parte deles dedicados à TV Globo, especialmente no Globo Rural, onde atuou como repórter, editor, apresentador e chefe de redação. Doutor em Comunicação pela Universidade de Paris, também foi chefe de redação do projeto Globo Natureza. Em sua trajetória, percorreu o Brasil e diversos países abordando temas como ciência, tecnologia no campo, sustentabilidade e cultura popular. Premiado no Brasil e na França, hoje também ministra palestras, aulas e atua como mestre de cerimônias em eventos.
Mais informações
Vico Iasi trabalha como jornalista desde 1992. Atuou durante 30 anos na TV Globo, dos quais 27 no Globo Rural, onde foi repórter, editor, apresentador e chefe de redação. Foi também chefe de redação do projeto Globo Natureza, de 2018 a 2022. Formado em jornalismo, fez pós-graduação em literatura francesa e também mestrado e doutorado em comunicação, pela Universidade de Paris.
Vico começou a sua trajetória profissional no Globo Ciência. Entre 1992 e 1994, como repórter, fez matérias em universidades e centros de tecnologia de todo o Brasil. Em 1995, ingressou no CBN Campo, um noticiário da Rádio CBN especializado em economia agrícola, produzido em parceria com o Globo Rural. Após alguns meses, ainda em 1995, migrou para o programa de televisão.
Viajando como repórter, Vico teve a rara oportunidade de ver e viver o mundo rural brasileiro sob os mais diversos ângulos. Registrou o funcionamento de todas as grandes cadeias produtivas da agropecuária nacional e cobriu os projetos mais relevantes do país, ligados a ciência e desenvolvimento sustentável. Presenciou festas populares e cerimônias indígenas; visitou fazendas modernas e laboratórios de alta tecnologia; acompanhou ribeirinhos na Amazônia e sertanejos em tempos de seca; entrevistou agricultores e violeiros, ministros e cortadores de cana; navegou por grandes rios como Amazonas, Araguaia, Tocantins, São Francisco, Paraná, Madeira, Juruá… O jornalista também gravou matérias sobre agricultura e sustentabilidade em outros países, como Inglaterra, Peru, Suíça, Argentina, Bolívia, Chile, França e Bélgica.
Ao longo da carreira, Vico ganhou prêmios e distinções: Jornalista Amigo da Criança (1996), Prêmio Embrapa de reportagem (1999), Prêmio Madeira de Jornalismo Florestal (2005), Prêmio Sebrae de Telejornalismo (2012 e 2013). Em 2009, recebeu o Prix de l’Inathèque de France, em Paris. O prêmio é concedido anualmente pelo Institut National de l’Audiovisuel (INA) aos melhores
estudos em língua francesa sobre rádio e televisão. Baseado nessa trajetória de jornalista, viajante e pesquisador, Vico Iasi
também costuma dar aulas, palestras, além de apresentar eventos e conduzir debates.
As palestras exploram os grandes temas carreira do jornalista: ciência e tecnologia no campo, natureza e desenvolvimento sustentável.



























